MEMORIAL GAMENSE

"Preservando a historia do futebol gamense"

Palhaço Pirulito - o torcedor símbolo do Gama pede ajuda.

José dos Santos Cavalcante nasceu em São Rafael/RN, no dia 31 de março de 1966. Antes de vir tentar a sorte no Distrito Federal, ele foi trabalhar na lavoura em Goiás, depois veio para a cidade do Gama, em 1984.

 

Com seu jeito alegre, não foi difícil fazer amizades e adaptar à cidade. Também não demorou muito a se apaixonar pelo time mais popular de todos os tempos do Distrito Federal. Sociedade Esportiva do Gama e Palhaço Pirulito foi paixão à primeira vista.  

Pirulito ao lado de Vicente (chefe da Torcida Inferno Verde). 

A criança em destaque é o Sula (diretor da Torcida Ira Jovem)...ah, lek! 

 

 Como todos sabem, o futebol brasileiro é cheio de palhaçadas, uma delas foi querer rebaixar o Gama em 1999 para beneficiar outras equipes ditas "grandes". Aí Pirulito colocou fogo no circo, encabeçou um movimento para coletar 2 mil assinaturas, em três dias, para o então senador da República, José Roberto Arruda, convocar a CPI da Nike e pressionar à CBF e o clube dos 13 a voltarem atrás.


Pirulito nos corredores do Congresso Nacional brigando pelos

direitos do clube mais amado de Brasília

 

A pressão deu certo. A Confederação Brasileira de Futebol teve que incluir o Gama na tabela e derrotar por tabela os poderosos do futebol nacional e a Fifa, por tabela. Diga-se de passagem que foi a primeira vez que um time brasileiro comprou a briga e venceu a batalha para defender seus direitos legítimos..

 

o palhaço mais feliz do mundo ao ver seu time na 1ª Divisão do Brasileirão

Com o time fazendo bonito no gramado e desbancando os "grandes" era hora da cidade ter um estádio do mesmo nível, os então deputado Paulo Octávio e senador José Arruda idealizaram e articularam a construção de uma arena, Pirulito não só comprou a ideia como também foi à luta nas manifestações para sensibilizar as autoridades distritais e federais para liberarem os recursos necessários. 

Pirulito vestiu a camisa em defesa da construção da Arena Bezerrão

Após a entrega do novo Estádio Bezerrão o já Governado de Brasília entregou em mãos um livro de aniversário de 50 anos do aniversário de Brasília com uma dedicatória especial.

 

dedicatória do ex-governador José Roberto Arruda ao Pirulito

Por ocasião do lançamento do DVD "Escrete 79: os bastidores de uma conquista" pelo Memorial Gamense, o Palhaço Pirulito teve a honra de conhecer o fundador do time que ele tanto ama, o sr. Hermínio Ferreira Neve - o Tim. Essa foi a última aparição pública do saudoso Tim.

Participante ativo nos atos cívicos de sua cidade e de seu país, Pirulito esteve presente nas manifestações públicas mais importantes da últimas décadas em Brasília. Quem não se lembra da famosa do ex-presidente Fernando Collor e da primeira dama descendo a rampa do Palácio do Planalto cercados por populares? Lá estava ele na foto.

Pirulito desce a rampa do Palácio Planalto com o casal Collor

Depois, decepcionado com as notícias sobre corrupção no governo, se viu obrigado a protestar ao lado de figuras conhecidas como o sr. Luís Inácio Lula da Silva, que posteriormente veio ocupar o lugar de Collor.

bem antes do mensalão, Lula e Pirulito clamavam por honestidade no governo,

Pirulito continua clamando

 

Mas o que fanfarrão gamense não esperava é que, aquilo que parecia ser mais um simples encontro com um chefe de Estado, poderia ter uma repercussão tão grande. Como era seu costume frequentar a Praça dos Três Poderes, veio em sua direção a comitiva presidencial de Itamar Franco. O chefão tinha fama de mudar de humor facilmente, mas Pirulito não pensou duas vezes em abraçar o presidente topetudo, clicado por fotógrafos do mundo inteiro, no outro dia as imagens do encontro correram o mundo afora.

Pirulito posa ao lado do ex-presidente Itamar Franco

 Ao ver as caricaturas Itamar Franco não gostou nem um pouco do "rebuliço" que tinha virado aquele encontro simplório, Mas era assim mesmo, Itamar Franco era um prato cheio para os humoristas de plantão.

 

 


   

 charges em alusão ao encontro de Pirulito com o saudoso Itamar

 

E não parou por aí, o famoso cartunista Chico Caruso lançou um livro de charges, e dentre tantas geniais do autor, aquela que destaca o encontro entre Pirulito e Itamar foi a escolhida para estampar a capa. É, ou não é, um fato para se orgulhar? Claro que sim, eis aí a capa: 

 

Se o Gama tivesse autonomia política e tivesse sua câmara de vereadores Pirulito poderia ser agraciado com o título de Cidadão Gamense, mas, como isso não ainda não é possível, nosso querido palhaço foi agraciado com o diploma de honra ao mérito concedido pela Administração Regional do Gama em agradecimento em tornar à cidade do Gama mais alegre.

 

 

Honra ao mérito ao nosso herói do sorriso

 

Mas a vida é cheia de surpresas, no dia 9 de setembro de 2012 a cidade do Gama foi surpreendida com a notícia de que Pirulito  teve 30% de seu corpo queimado quando retornava de seu trabalho, Os balões que estavam dentro da Kombi começaram a estourar e teve início um incêndio, apavorado, o palhaço se jogou do carro se ferindo. Após duas semanas, o mesmo teve alta, mas sem condições de exercer sua profissão de vendedor de algodão.

Boa parte da comunidade ajudou doando gêneros alimentícios, produtos de limpeza e ajudando-o financeiramente. Mas, de repente outra tragédia recai sobre nosso show man: Pirulito sofre um AVC no dia 18 de dezembro de dezembro de 2012 e o sofrimento se alastra.

Quando se recuperava de um golpe veio outro. Mas Pirulito é valente é quer trabalhar para se sustentar e levar sorrisos ao nosso povo, Enquanto ele se recupera, pedimos encarecidamente àqueles que puderem colaborar com qualquer quantia na conta abaixo: Agora é hora de ajudar a esse guerreiro alviverde.

 

 

 Poupança da Caixa

José dos Santos Cavalcante

Agência: 0655 Operação: 13 Conta 56057-3

Telefone: (61) 9903-2053

 

o Palhaço Pirulito espera sua ajuda nesse momento tão delicado

 

assista agora uma entrevista com o torcedor símbolo do Gamão do Povão:

 

 

 

 

 

contador