MEMORIAL GAMENSE

"Preservando a historia do futebol gamense"

                   Conte sua história no futebol amador

Este espaço é dedicado ao tradicional futebol amador da cidade do Gama. Envie a sua história para que seja publicada aqui. marciosilvadealmeida@yahoo.com

                O pioneiro do futebol na cidade do Gama.

 O introdutor do futebol no Brasil foi Charles Müller, filho de um escocês e uma mãe brasileira de ascendência inglesa. Nasceu perto da estação ferroviária do Brás, bairro operário de São Paulo. Aos dez anos, foi estudar na Inglaterra e teve seu primeiro contato com o futebol. Atuou como jogador, árbitro e dirigente desde o princípio. Retornou ao Brasil em 1894 trazendo na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados.

 

 Seu Manoel, em sua banca de revista Vasco da Gama, matando saudades da pelota.

 

A versão gamense de Charles Müller atende pelo nome de Manoel Laureano Neto, ou simplesmente Seu Manoel. Sua primeira residência no Distrito Federal foi na Cidade Livre em 1958, mas após saber da instalação de uma nova região administrativa resolveu arriscar.

No dia 18 de outubro de 1960, às 14h, Seu Manoel chegava à recém cidade criada do Gama, trazia consigo a mulher, 6 filhos, sonhos, esperança de dias melhores e sua ficha de inscrição da Federação Paraibana de Futebol.

 Seu Manoel (segundo agachado), jogando pelo Baipendi da Paraíba em 1958.

Vendo que a região dispunha de espaço, pediu para o  primeiro morador da cidade e funcionário da Administração do Gama (antiga subprefeitura) Agnelo Dias passar o trator em um pedaço de terra e fez dali o primeiro campinho da cidade do Gama, local onde hoje está localizado o Estádio Bezerrão, para que a equipe amadora “Vasco do Gama”, também de sua criação pudesse mandar seus jogos até 1963 quando o time se extinguiu.

 

Em 1960, Seu Manoel (terceiro agachado) cria e lidera sua equipe.

 

Após a desativação da equipe Vasco do Gama, o Brasiliense Futebol Clube, do Seu Adão, passou a mandar seus jogos no campinho.

 

                       As finais do Gamadão de 2001

O Memorial Gamense em parceria com a Liga de Inclusão Social do Gama (LISEG) conseguiu recuperar as imagnes das finais do Gamadão de 2011 nas categorias principal, veterano e da 2ª divisão. Separamos aqui os melhores momentos:

 1 Divisão - Setor 0 x 0 Itamaraca - Setor Sul campeão

2ª Divisão - Cruzeiro 1 x 0 Verona - Verona campeão

 

 

Categoria veterana - Gaminha 6 x 2 Itamaracá - Gaminha Campeão

 

 

                                Final da Taça Gama 2013

Neste último domingo, 30 de junho, o Estádio Bezerrão, sediou a final da Taça Gama 2013, categorias principal e veteranos. Na primeira partida, o Benfica venceu o Itamaracá por 2 a 0, com gols de Tonca e Magno e levou a taça, o Itamaracá, por sua vez, teve o jogador Neto como artilheiro da competição, marcando 17 gols e Adão como o goleiro menos vazado, com 11 gols sofridos.

 

Benfica - Campeão da Taça Gama, categoria veterana. 

 

Itamaracá - Vice-campeão da Taça Gama, categoria veterana. 

 

Confiram alguns momentos do jogo entre Benfica e Itamaracá:

                    

Com gols de Asprilla, Juninho e Neguinho o Ita Vila venceu o Guaíra, por 3 a 2, e conquistou a Taça Gama 2003, na categoria principal. Miller Mendes, o Walmer, do Vila Nova foi artilheiro da competição com 19 gols marcados e o goleiro menos vazado foi André Luiz do Tihuana, com 11 gols sofridos.

 

Ita Vila - Campeão da Taça Gama, categoria principal. 

 

Guaíra - Vice-campeão da Taça Gama, categoria principal.  

Participaram da campanha vencendora do Ita Vila os seguintes jogadores:  Lucas (goleiro), Juninho (lateral-direito), Rafael (zagueiro), Veloso (zagueiro), Antonio Carlos (lateral-esquerdo), Allef (volante), Pequeno (Meio-campo), Asprilla (meio-campo), Jorginho (Meio-campo), Bruno (atacante) e Athila (atacante) Magno (zagueiro), Julio Cesar (lateral-direito), Gabriel (lateral-esquerdo), Waguinho (volante), Fabiano ( meio-campo), Cleuber (atacante), Neguinho (atacante), Vinicíus (meio-campo) e Leo Veloso (atacante).

 

Comissão técnica: -  Cloves (presidente), Antonio (técnico), Arley (auxiliar técnico), Piauí (auxiliar técnico), Galego (roupeiro e massagista) e Chico (roupeiro e massagista).

Confiram a abertura do jogo decisivo entre Ita Vila e Guaíra:  

                    

 

                  Sociedade Esportiva Penharol Esporte Clube

Esta equipe do Distrito Federal representou muito bem a cidade do Gama sendo bicampeã do Campeonato Amador do DF, feito que nunca outra equipe da cidade fez igual. Aqui trazemos o hino do time da Quadra 12 do Setor Sul:

                                 

                              Associação Atlética Setor Sul

Equipe fundada em 1983 e que conquistou o título máximo do futebol da cidade 5 vezes. Ouça um poema feito por Paulinho Talo Véi ao galo do Setor Sul.

contador