MEMORIAL GAMENSE

"Preservando a historia do futebol gamense"

                             Coenge Futebol Clube                                                Campeão Brasiliense de 1969

 

O Coenge é um capítulo a parte na história do futebol da cidade do Gama. 


Esta foi a primeira taça de campeão candango de futebol conquistada
por um time do Gama. E não foi a Sociedade Esportiva do Gama.


O ano era 1969 e a cidade de Brasília era um verdadeiro canteiro de obras. O Gama então, nem se fala. Naquela época a única diversão existente entre os milhares de funcionários das empreiteiras encarregadas pela construção de Brasília era o futebol.

Em nossas pesquisas nos deparamos com a bonita história do COENGE que alguns anos depois forneceu alguns jogadores que vestiriam a camisa da futura Sociedade Esportiva do Gama em 1976.
 
                             
Na foto acima estão Xixico, Pelezinho e Oscar, campeões pelo Coenge em 1969 e ex-jogadores da Sociedade Esportiva do Gama.
Pelezinho participou do jogo da inauguração do Estádio Bezerrão em 1977, em que o Gama perdeu para o Botafogo/RJ por 3 x 0.

A primeira entidade responsável pelo futebol do DF era a Federação Desportiva de Brasília e vários clubes das décadas de 60 e 70 derivavam de empreiteiras ou empresas públicas. A exemplo do Defelê que era a sigla do Departamento de Força e Luz (hoje CEB), Rabello, Alvorada e outras tantas.

O Gama contava com uma construtora sediada na cidade chamada COENGE e tinha um alojamento na Quadra 22 do Setor Oeste. Os funcionários desta empresa formaram um time de futebol amador que disputava o campeonato da categoria no campo do Mariano onde hoje (ainda) é a sede social do Gama em frente ao estádio Bezerrão. Eis que no ano de 1969 a Federação resolveu convidar equipes amadoras para participar do campeonato local entre elas a COENGE e dar mais competitividade ao certame.


no pôster de campeão o time da COENGE campeão do DF em 1969.
em pé: Técnico Carlos Morales, Xixico, Ferraz, Hugo, Mauro, Tatá e Eustáquio;
agachados: Márcio Minhoca, Divino, Noé, Pelezinho e Oscar



A equipe alvinegra comprovou a vocação de cidade de fazer bom futebol e depois de se reforçar acabou sendo campeã estadual naquele ano desbancando equipes profissionais e até favoritas ao título como o Grêmio Brasiliense (ver matéria abaixo). Foi a primeira taça de futebol conquistada por um clube da cidade. O título foi conquistado no Campo do Mariano (atual sede da SEG) e dentre outras façanhas, a equipe ganhou do Goiânia E. C., empatou com o Tupy/MG (recebendo uma medalha do Presidente da República Emílio Médici), além disso, o Coenge foi a base da Seleção de Brasília que jogou contra o Flamengo/RJ de Garrincha no extinto estádio Pelezão.


na foto acima, o atacante Garrincha posa ao lado de Xixico da
Seleção de Brasília em amistoso realizado no estádio Pelezão em 1969.



Em assembléia da Federação realizada em 1971 Gaminha, Planalto, Coenge, Defelê, CSU e Serveng Civilsan foram desfiliados. O Coenge, a partir daí, só disputou campeonatos na cidade do Gama.
 
Campeão nos anos 90

 

A equipe de veteranos, comandada por Dedinho, conquistou nos anos 80 o título de campeão da cidade.

 

Década de 2000


Em 2002 o Coenge montou uma equipe inesquecível que conquistou o Campeonato do Gama na categoria de veteranos. O time contou com a participação do zagueiro e ídolo da Sociedade Esportiva do Gama, Zinha.
 

 

2011

 

Ex-jogadores, torcedores e amigos se encontram para fazer parte de jogos amistosos e vestirem a camisa do time campeão do DF.

 

 

 

 
Equipe veterana ainda em atividade no ano de 2011 para jogos amistosos


 


por Marcelo | segunda-feira, 8 de novembro de 2010 | 

Primeiros campeões da cidade do Gama se reencontram depois de 41 anos.
Em pé: Carlos Morales (com a camisa de 69), Ferraz, Hugo (com a medalha recebida do Presidente da República), Mauro (capitão com a Taça Brasília), Eustáquio, Pelezão. Agachados: Marcio Minhoca, Divino, Noé, Pelezinho e Oscar.

Foto: Márcio Almeida (Memorial Gamense)


 

No dia 03 de novembro de 2010 aconteceu o reencontro dos jogadores que jogaram pela COENGE e que foram campeões de Brasília em 1969. O encontro inicialmente programado para ocorrer na frente do estádio Bezerrão foi levado para o CTFAO (Centro de Treinamento de Futebol Augusto e Osvaldo) localizado no Setor de Indústrias do Gama. Após 41 anos foi marcado por emoções. Todos exibiram com orgulho a camisa alvinegra que vestiram em uma época onde fazer futebol era muito mais paixão do que dinheiro.

Na ocasião, uma bola (que está na foto acima com o ex-jogador Eustáquio) foi autografada por todos os jogadores e ficará no Memorial Gamense. Foi a cena final do DVD lançado 25 dias depois.


Acima várias personalidades que tiveram vínculo estreito com o COENGE:
Sr. Edinho (Presidente), Sr. Indalício (Diretor), Sr. Antônio Senna (vice-presidente), Sr. Albérico (Diretor), Sr. José Cruzeiro da Conceição (Presidente do Mariano e ex-presidente da SEG), Newton Cunha (1º administrador do Estádio da Administração Regional do Gama), Carlos Morales (técnico campeão em 1969) e Dona Terezinha (torcedora símbolo).

Foto: Márcio Almeida (Memorial Gamense)

Lançamento do DVD da COENGE

Posted by Marcelo | terça-feira, 30 de novembro de 2010 | Category: |

 

O veterano técnico Morales (à esquerda) presenteia Xixico com a réplica da camisa da COENGE.
Xixico foi jogador da SEG em 1976/1977 e Morales treinou o time nos anos 80
Foto: Márcio Almeida(Memorial Gamense)

 

No dia 28 de novembro de 2010, ocorreu a festa de lançamento do DVD que conta a história do COENGE, primeiro time da cidade do Gama a conquistar um campeonato metropolitano da capital. Naquela época o futebol era praticado por apaixonados e poucos eram remunerados.

O grupo campeão em 1969 se reuniu na frente do estádio Bezerrão e de lá seguiram em carreata para a Chácara Soçaite, localizada na Ponte Alta Norte, onde assistiram em primeira mão a exibição do DVD que tem duração de 51 minutos.


Ex jogadores e familiares assitem atentos ao DVD.
Foto: Márcio Almeida(Memorial Gamense)
 

O DVD
 
Produzido pelo Memorial Gamense, o DVD conta a história da fundação do time, a campanha do título e muitas curiosidades trazendo depoimentos de dirigentes, jogadores, torcedores, assim como traz a narração do programa Resenha Esportiva da Rádio Alvorada de 1969, portanto, uma raridade. Muitas fotos que estavam espalhadas foram reunidas neste documentário imperdível.
capa e verso do DVD "Coenge Futebol Clube campeão da Taça Brasília de 1969: o ano em que o leão do Gama rugiu mais alto no DF"
 
Depois se seguiu a festa onde todos relembraram com muito carinho aquela conquista inédita de um clube do coração da cidade que atualmente vive através da Escolinha do Coenge mantida pelo Bidon. Os laços de amizade ficaram para sempre. Estes heróis pioneiros que o digam.

No final jogadores, dirigentes, patrocinadores e familiares posaram para a foto.
Foto: Márcio Almeida(Memorial Gamense)


Quem quiser adquirir o DVD e pode entrar em contato com Márcio Almeida pelo telefone 9246-0431.

 
Lançamento do livro
 
Depois de anos de pesquisa, foi lançado, no dia 12 de agosto de 2012, o livro contando toda a trajetória do Coenge Futebol Clube. São 233 páginas com muitas fotos, relatos, curiosidades, fichas técnicas. Este é o 1º livro sobre a história de um time do DF. A obra pode ser encomendada pelo email marciosilvadealmeida@yahoo.com. Não perca!
 
  


 

Escolinha do Coenge

 

E a história continua... Bidon (irmão do co-fundador Francisco Matheus) esteve à frente da Escolinha do Coenge e, com muita dificuldade, manteve a tradição da equipe. Em 2008 o time foi campeão do Campeonato Regional do Gama infantil, após seis meses de competição.
 
Preserve a história       
 
O Memorial Gamense visa a preservar a história do futebol e da própria cidade, com a ajuda de torcedores, ex-jogadores e dirigentes o acervo já é a principal fonte de pesquisas para estudantes, repórteres e da comunidade em geral que querem saber um pouco sobre o passado da nossa sociedade.
 
Exposição on-line:
Confira a exposição de camisas históricas, da bola autografada por todo elenco campeão do DF em 1969 e da medalha recebida das mãos do presidente da República em 21/04/1970:
                         
camisas de todas as épocas
 
  bola autografada por todo elenco de 1969
medalha recebida das mãos do presidente da República
 
jogo de botão em homenagem à façanha de 1969 
Colabore você também com fotos, documentos, registros ou qualquer história que considere relevante.Entre em contato: marciosilvadealmeida@yahoo.com ou pelo telefone (61) 9246-0431.
 
QUEM NÃO É VISTO É ESQUECIDO!
                         
 

contador