MEMORIAL GAMENSE

"Preservando a historia do futebol gamense"

Para quem busca informações sobre a Sociedade Esportiva do Gama em livros, eis algumas dicas:

                                   LIVROS

   

Título da obra: O Estádio Bezerrão à luz do Estatuto do Torcedor. :

Autor: Marcio Almeida

Ano: 2014

A obra traz uma pesquisa empírica e teórica sobre o tratamento dispensado ao torcedor no Estádio Bezerrão. Fruto de um trabalho acadêmico do autor em 2011 e devidamente adaptada e atualizada até a Copa do Mundo de 2014.

   

Título da obra: Associação Atlética Gaminha: meio século de tradição e conquistas. :

Autor: Marcio Almeida

Ano: 2013

O Gaminha fui fundado oficialmente em 1962 foi o primeiro time do DF a completar 50 anos de vida em interrupção. É uma equipe amadora importante para a história da cidade do Gama e de Brasília.

 

Título da obra: Coenge Futebol Clube - campeão Brasiliense de 1969: a história do Leão do Gama. :

Autor: Marcio Almeida

Ano: 2012

Um trabalho de pesquisa para resgatar a epopeia de um time amador que desbancou outras equipes amadoras e profissionais do DF inteiro para trazer o primeiro caneco para a cidade do Gama..

 

Obra: História do Esporte em Brasília

Autor: Gustavo Mariani

Ano; 1980

Um registro raro de todas as modalidades de esporte praticadas em Brasília. No futebol, traz um restropescto do profissional e do infantil, incluindo registros sobre a Sociedade Esportiva do Gama.

 

Título da obra: Sttoper

 Autor: Gustavo Mariani

Ano: 1985

Gustavo Mariani é um ícone da crônica esportiva do DF, é quem mais escreveu sobre o futebol candango e neste livro foram selecionadas suas melhores reportagens publicadas nas colunas "Meio-Campo", "Bola na Trave" e "Drible" do Jornal de Brasília e reproduzidas com atualização no jornal Última Hora de Brasília/Correio do Brasil. Enquanto muitos queriam falar do futebol dos grandes centros, ele se dirigia às cidades-satélites para relatar os primeiros passos da Sociedade Esportiva do Gama e de outros times da nossa Capital.

 

Título da obra: Bola Federal

Autor: Gustavo Mariani

Ano: 1988

Dirigentes, comissão técnica e vários jogadores da década de 80 do futebol de Brasília foram retratados nesta obra, muitos deles tinham ou estavam no Gama em 1988, outros vieram passar depois. Mais uma obra de referência para quem quer conhecer um pouco sobre os personagens da história alviverde 

 

 Obras; Enciclopédia do Futebol Brasileiro

Autores: Marcos Augusto Gonçalves e Walter de Mattos Júnior

Ano: 2001 

Dois volumes que trazem toda a história do futebol no Brasil, desde Charles Miller até os campeonatos estaduais de 2001. Comenta a "virada-de-mesa" que o Gama corajosamente evitou, enfrentando os ditadores do futebol brasileiro e conseguindo se manter na 1ª divisão.

 

Título da obra: O Livro de Ouro do Futebol

Autor: Celso Unzelte

Editora: Ediouro

Ano: 2002

Não é por acaso que Celso Unzelte respeitado no mundo da crônica esportiva, antes de tudo ele é um pesquisador que ama o futebol e leva com muita seriedade aquilo que faz. Este livro traz o maior número de informações em um único volume. Descreve a ficha técnica de várias equipes do Brasil e do mundo, inclusive a do Gama e o resumo do Campeonato Brasiliense desde a sua origem.

 

Obra: O Berro Impresso das Manchetes - crônicas completas da manchete esportiva 55 - 59

Autor: Nelson Rodrigues

Ano: 2007 

Quando Martim Francisco passou pelo Gama em 1979/80 não foi compreendido em muitos de seus atos, gênio ou louco? Nelson Rodrigues, o mesmo autor que cunhou a tão famosa frase "complexo de vira-lata" resumiu: "Martim Francisco é o técnico da alma". Um livro obrigatório para quem quer comandar uma equipe de futebol.

 

Obra: Os bastidores do futebol brasiliense

Autores: Adolpho Júnior, Diego Abreu e Eugênio Neto

Ano: 2005

Como conclusão de bacharelado os autores elaboraram um livro sobre o futebol do Distrito Federal, que por meio de uma ampla pesquisa, abordaram a atuação de políticos locais no gerenciamento do esporte, questionando se essa participação é benéfica ou prejudicial ao futebol como um todo, e ainda, se era sustentável ou não.

O livro revela ainda as características e peculiaridades do futebol brasiliense por meio e uma análise da cobertura da imprensa, dos torcedores, dos políticos e dos estádios. A análise destes elementos foi necessária para fornecer maiores subsídios para o completo entendimento do momento o qual o futebol do Distrito Federal passa. O leitor ficará estarrecido com o montante envolvido no "pobre" futebol candango.

 

 

                      TRABALHOS ACADÊMICOS

______________________________________________________

Obra: SEDUZIDO PELO PRESTÍGIO: A SOCIEDADE ESPORTIVA DO GAMA NA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO

Autor: Gilson da Silva GOMES

Resumo: dissertação de mestrado onde o autor foi orientado por Luís Otávio Teles Assumpção (autor do livro do livro sobre o Estádio Mineirão). Estudo que analisa a participação do time na Série "A" de 1999 a 2002

 Publicação: Coleção UCB. Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Educação Física da Universidade Católica de Brasília, 2003.

 

_______________________________________________________

Obra: “CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO GESTOR ESPORTIVO DOS CLUBES DA PRIMEIRA DIVISÃO DE FUTEBOL DO DISTRITO FEDERAL E SUAS RELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ESPORTIVA BRASILEIRA”

 

Autores: Paulo Henrique AZEVEDO, Jônatas de França BARROS e Samir SUAIDEN

 

Resumo: Este estudo analisou os perfis dos presidentes dos dez clubes de futebol profissional participantes do Campeonato Brasiliense da primeira divisão, no ano de 2001, ano em que a Sociedade Esportiva do Gama exercia a supremacia do futebol local e participava da 1ª Divisão do Campeonato Nacional.

 

Publicação: Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 15, n. 1, p. 33-42, 1º sem. 2004

 

Obra: A história que o futebol não conta

Autores: Cláudio Ferreira, Daniel Cardozo e Rubens Souto

Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentada à Faculdade Anhanguera de Brasilia como requisito parcial à obtenção do título de Graduação em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, sob orientação da Professora Esp. Kátia Sleide. A reportagem conta a participação dos time do DF no Campeonato Brasileiro.

Publicação: Anhanguera. 2012

_______________________________________________________

Obra: Da elite à série D - suplemento jornalístico sobre a decadência da Sociedade Esportiva do Gama nos últimos dez anos

Autores: Pedro Patrocínio e Lorrane Melo

Resumo: A reportagem faz parte do projeto final de conclusão de curso dos jornalistas Pedro Patrocínio (Blogama) e Lorrane Melo (Correio Braziliense).O Informe Alviverde trás sete matérias que mostram o rendimento do Gama nos últimos dez anos. Personagens como Romualdo, Paulo Goyaz e Iranildo fazem parte deste detalhado documento histórico.

Expediente

Publicação: alvulsa. 2011.

 Expediente

Reportagem

Lorrane Melo

Pedro Patrocínio

 

Infográfico e Capa

Gabriela Vieria

Leonardo Paniago

 

Diagramação

Guilherme Dias

 

Ilustração

Fernanda Monteiro

Reportagem

Lorrane Melo

Pedro Patrocínio

 Infográfico e Capa

Gabriela Vieria

Leonardo Paniago

 Diagramação

Guilherme Dias

 Ilustração

Fernanda Monteiro

________________________________________________________

Obra: "Gama, Campeão Brasileiro de Futebol de 1998: Festa, memória e identidade"

Autora: Cristiane Melo de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Luís Otávio Teles Assumpção

Faculdade: Universidade Católica de Brasília

Resumo: Tese de doutorado na qual a o título de campeão da Série "B" do Brasileirão de 1998 conquistado pela Sociedade Esportiva do Gama é analisado pelo aspecto festivo, memorial e de elemento de identidade entre os torcedores da equipe do Gama.

Confira a matéria aqui.

 

_______________________________________________________

Obra: “Rádio-documentário: Sociedade Esportiva do Gama, uma paixão no coração do Brasil.”

 Autor: Lucas Bolzan

Orientador:  Prof. José Geraldo Campos Trindade

Faculdade: FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas

Resumo: O trabalho faz um resumo sobre a fundação da Sociedade Esportiva do Gama, sua maior conquista e a situação atual a do clube.

Data da apresentação: 05 de dezembro de 2013

Confira como ficou o trabalho final:

 

 

contador